Azimüth – 1975

Azymuth é um trio brasileiro de diversas influências. Suas cançãos são “fusion” de forte personalidade em suas músicas. Fundado em 1970 no Rio de Janeiro.

[azymuth+[1975]+azimuth.jpg]

História

O grupo nasceu junto com a cervejaria Canecão em três palcos diferentes Zé, Alex e Mamão atuavam com seus grupos,revezando as apresentações Mamão com os “Youngsters”, Alex com um trio de bossa-nova e Zé Roberto resolveu se juntar com os caras que ele admirava outros pinguins. Maestro arranjador Zé Roberto Bertrami não parava nunca,hora escrevendo, hora gravando,hora tocando.

Contratado pela Philips (posteriormente Phonogram) os três gravavam e arranjavam as bases dos sucessos da época, entre eles estavam Raul SeixasTim MaiaErasmo CarlosMPB-4,Marcos ValleErlon ChavesSérgio SampaioGonzaguinha e muitos outros o que totalizava 4 entre seis músicas que tocavam na Rádio Mundial e Tamoio em 1974.

Em 1970 faziam apresentações ao vivo com o grupo “Seleção” onde pretendiam fazer bailes que acabavam com o público sentado, ouvindo e aplaudindo como se fosse um show. Anos depois resolveram gravar um disco independente influenciados por seu amigo Tim Maia que já estava em estúdio fazendo, porém quando o LP ficou pronto a produção foi vendida a gravadora novata Som Livre que tratou de colocar a faixa “Linha do horizonte” na novela “Cuca Legal” o único sucesso cantado pelo grupo. O grupo passou a se chamar Azymuth por sugestão de Paulo Sergio Valle durante as gravações da trilha sonora do filme “O fabuloso Fittipaldi”.

Em 1975 gravam “Melô da Cuíca”, música integrante da trilha sonora da novela “Pecado Capital“, o fusion Samba funk trouxe o convite para o grupo participar do Festival de jazz de Montreaux na Suíça (foram os primeiros brasileiros então convidados para o evento). Logo depois de ser chamado para arranjar uma faixa do disco da Ella Fitzgerald, a cantora brasileira Flora Purim que havia recebido o prêmio demelhor cantora de jazz (Estados Unidos) daquele ano contratou o grupo para uma tourné por todo o país.

  • Ivan Conti: Baterista

Carinhosamente apelidado de “Mamão”, nascido na Tijuca no Rio de Janeiro iniciou-se em música tocando guitarra. Mas foram os solos de Gene Kruppa que o levou a trocar de instrumento. Sua coordenação motora e seu completo domínio nos tambores é impressionante. Já se apresentou com Ray BrownDizzy GillespieMilt JacksonElis ReginaGal CostaErasmoRoberto CarlosEumir DeodatoRita Lee. Participou da orquestra Internacional do maestro Paul Mauriat que o incluiu em duas temporadas em que fez shows no Japão.

Nascido em Niterói numa família de músicos, iniciou-se em música tocando bateria. Mas seguindo os moldes de pai e tio especializou-se no contra-baixo.Seu violão e sua guitarra podem ser apreciados em várias faixas de seus discos.Participou do conjunto do legendário Ed Lincoln. Apresentou-se com Antonio AdolfoHelvius VilelaTurma da PilantragemIvan LinsDjavan.

Nasceu em Tatuí, interior de São Paulo e já aos 12 anos se apresentava como vibrafonista. Maestro e arranjador Zé Roberto escreve, grava, toca e improvisa como poucos.Fez arranjos para, Raul SeixasBelchiorTim MaiaErasmo CarlosMarcos ValleSérgio SampaioMaria CreuzaGonzaguinha e muitos outros.

Intérprete(s): Azymuth
Álbum: Azimüth
Ano: 1975
Selo/Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 410.6003

 

José Roberto Bertrami (Teclados)
Alex Malheiros (Baixo)
Ivan Conti ”Mamão” (Bateria)

 

1. Linha do Horizonte
(Paulo Sergio Valle / Paraná)
2. Melô dos Dois Bicudos
(José Roberto Bertrami / Alex Malheiros / Ivan Conti “Mamão”)
3. Brazil
(José Roberto Bertrami / Alex Malheiros / Ivan Conti “Mamão”)
4. Faça de Conta
(José Roberto Bertrami)
5. Caça a Raposa
(José Roberto Bertrami / Alex Malheiros / Ivan Conti “Mamão”)
6. Estrada dos Deuses
(José Roberto Bertrami / Alex Malheiros / Ivan Conti “Mamão”)
7. Esperando Minha Vez
(Alexandre / Tereza)
8. Montreal City
(José Roberto Bertrami)
9. Manhã
(José Roberto Bertrami / J. Américo)
10. Periscópio
(José Roberto Bertrami / Alex Malheiros / Ivan Conti “Mamão”)

Sonzeira de primeira grandeza, power trio com um groove único e nada de excesso de virtuosismo, a banda começou acompanhando o gênio Marcos Valle (com quem gravou discos e trilhas sonoras de filmes e novelas) e depois tomou vida própia e ficando mais famosa nos Eua e Europa que aqui onde não valorizam muita a música instrumental.

A maior parte do disco é instrumental, mas temos vocais em algumas como Faça de conta e Linha do Horizonte que é o hit da banda no Brasil, esses caras já faziam em plena década de 70 o que hoje é chamado de Longe Music , ou seja uma música relaxante, com harmonias belas e um groove que não deixa ninguém parado.

Download:

https://mega.co.nz/#!slwmzAyC!4XEat-WKTHoPK8h3c2l7zfITYTVSpo0x7KAkoXyYnfU

 

 

Deixo vocês com Faça de Conta

Um comentário em “Azimüth – 1975

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.