Luiz Carlos Sá – Compacto 1973

Imagem Foto do Compacto Odeon de 1973

Luiz Carlos Sá:

Cantor. Compositor. Instrumentista (violonista).

Começou a estudar violão na adolescência, escrevendo sua primeira composição aos 17 anos. Formou-se em Direito pela Faculdade Cândido Mendes.   Em 1965, teve pela primeira vez gravada uma música de sua autoria: “Baleiro”, pela cantora Luli. Em seguida, Pery Ribeiro lançou “Giramundo”, que se tornou seu primeiro sucesso como autor, e Nara Leão gravou “Menina de Hiroshima” (c/ Chico de Assis). Ainda nesse ano, formou, com Sonia Ferreira, Marco Antonio Menezes, Paulo Tiago e Sidney Miller, o grupo Mensagem, acrescido, mais tarde de Luli. O grupo participou, a convite de Oduvaldo Viana Filho, do show “Samba pede passagem”, ao lado de Araci de Almeida, Baden Powell, MPB-4, Ismael Silva e o conjunto Época de Ouro.


Em 1966, participou do I Festival Internacional da Canção (TV Rio), com sua música “Inaiá”, que foi lançada em compacto simples, contendo, do outro lado, “Rei do quilombo”.

No ano seguinte, apresentou-se no programa “Ensaio Geral”, transmitido pela TV Excelsior (SP), ao lado de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Sidney Miller, entre outros. Participou, também, ao lado de Guarabyra e Sidney Miller, do espetáculo de inauguração do Teatro Casa Grande (RJ).

No final da década de 1960, começou a atuar também como compositor de jingles, ao ser convidado por Nelsinho Motta para integrar, com Marcos e Paulo Sergio Valle, a equipe de criação da produtora Aquarius.

Em 1971, formou, com Zé Rodrix e Guarabyra, o trio Sá, Rodrix & Guarabyra.

A partir de 1974, com o desligamento de Zé Rodrix do trio, passou a atuar em dupla com Guarabyra, mantendo paralelamente a criação de jingles para campanhas publicitárias, fundando, com Rogério Duprat, Guarabyra, Luiz Arruda Botelho e Vanderlei Rodrigues o estúdio Vice Versa. Entre seus trabalhos de maior destaque nessa área, estão os jingles “Só tem amor quem tem amor pra dar” (c/ Guarabyra), para a Pepsi Cola, e “Vem pra Caixa você também”, para a Caixa Econômica Federal. 

Depois de 26 anos de dupla com Guarabyra, retomou, com a volta de Zé Rodrix, a atuação em trio, cuja reestréia aconteceu no Rock in Rio III, em 2001. O trio foi, em seguida, contratado pela gravadora Som Livre, lançando o CD e DVD “Outra vez na Estrada – ao vivo”.

Paralelamente, vem se apresentando em atuações solo, tocando violões de nylon e aço, guitarra e violas de 10 e 12 cordas, e assinando uma coluna mensal na revista “Backstage”, especializada em áudio.

Em 2010, chegou ao mercado o CD “Amanhã”, gravado ao lado de Zé Rodrix e Guarabyra, em 2008. No repertório, suas canções “Sonho triste em Copacabana” (c/ Zé Rodrix), “Logo eu, saudade” (c/ Zé Rodrix e Guarabyra) e “Novo Rio”, além de “Nós nos amaremos” e “Marina, eu só quero viver”, ambas de Guarabyra, entre outras. O disco contou com arranjos e produção musical de Tavito.

Paralelamente, vem se apresentando em atuações solo, tocando violões de nylon e aço, guitarra e violas de 10 e 12 cordas, e assinando uma coluna mensal na revista “Backstage”, especializada em áudio.

Em 2010, chegou ao mercado o CD “Amanhã”, gravado ao lado de Zé Rodrix e Guarabyra, em 2008. No repertório, suas canções “Sonho triste em Copacabana” (c/ Zé Rodrix), “Logo eu, saudade” (c/ Zé Rodrix e Guarabyra) e “Novo Rio”, além de “Nós nos amaremos” e “Marina, eu só quero viver”, ambas de Guarabyra, entre outras. O disco contou com arranjos e produção musical de Tavito.

Teve músicas de sua autoria gravadas por Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Erasmo Carlos, Elza Soares, Golden Boys, Nara Leão, Evinha, Zizi Possi, Jorge Goulart, Gal Costa, Marina Lima, Sérgio Reis, MPB-4, Quarteto em Cy, Biquíni Cavadão e Nora Ney, entre vários outros artistas, totalizando um repertório editado de mais de 300 canções.

Entre seus maiores sucessos como compositor, constam “Primeira canção da estrada” (c/ Zé Rodrix), “Mestre Jonas” (c/ Zé Rodrix e Guarabyra), “Dona” (c/ Guarabyra), “Roque Santeiro” (c/ Guarabyra) e “Caçador de mim” (c/ Sérgio Magrão).°

Fonte:

http://www.dicionariompb.com.br/luiz-carlos-sa/dados-artisticos

Imagem

Foto do famoso trio de rock rural

Faixas:

01 – Luiz Carlos Sá – Homem de Neanderthal – 1973

02 – Luiz Carlos Sá – Povo no Ar – 1973

Bônus:

03 – Luiz Carlos – Sá – Jerônimo – Trilhada Novela Irmãos Coragem  (Rede Globo – 1970)

04 – Regina Duarte com A Charanga – Minhas Tardes de Sol (trilha  da Novela Irmãos Coragem  (Rede Globo  1970)

5 – A Charanga – Dia do Grilo (Trilha da novela A próxima atração – Globo -1970 )

6 – A Charanga- milhões de anos luz além – compacto – 1970

7 – Sá, Rodrix & Guarabyra – Viajante – 1972

8 – Sá, Rodrix & Guarabyra – Ribeirão – 1972

9 –  Sá, Rodrix & Guarabyra – Corisco (Trilha da novela Jerônimo, o Herói do Sertão Tv Tupi – 1972)

10 – Sá, Rodrix & Guarabyra – Vamos por aí – do LP  Quinto Festival Universitário de Juiz de fora – 1973

11 – Luiz Carlos Sá – Canto do Quilombo – faixa de compacto de 1966

12  –  Luiz Carlos Sá –  Inaiá – faixa de compacto de 1966

Faixas 6 e 7 do compacto Odeon de 1972 do trio.

Sobre A Charanga:

a charanga 3   A Charanga era formada por Luiz Carlos Sá, Chico Aguiar (Quarteto Nova Era) Paulo Machado, Nelsinho e Malu. Lançaram um compacto e uma música na trilha da novela. A Próxima Atração que foi telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo entre 1970 e 1971. Foi escrita por Walter Negrão e dirigida por Régis Cardoso, e contou com 149 capítulos. Foi produzida em preto-e-branco.

Download:

 

https://mega.nz/#!1hR0zILD!ICTsr6zaFcDkMbp_t8au0BmaT6dx0oMLjEnS7Lv1tlY

 

A Charanga – Dia do Grilo

https://www.youtube.com/watch?v=fgDArvrr6Kkhttps://www.youtube.com/watch?v=fgDArvrr6Kk

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s