Chico Science & Nação Zumbi – Da Lama ao Caos – 1994

[da+lama+ao+caos+1994.jpg]

Da Lama ao Caos é o primeiro álbum de estúdio da banda brasileira de manguebeat Chico Science & Nação Zumbi, lançado em 1994.

Gravações

Em 1993, o movimento manguebeat ganhou força e repercussão em todo o Brasil. Depois de alguns shows em Recife e apenas uma apresentação em São Paulo e em Belo Horizonte, o grupo assina contrato com a Sony Music, em julho do mesmo ano. A banda entra em estúdio pouco tempo depois no Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, sob comando do experiente produtorLiminha. O produtor ficou perdido, sem saber o que fazer com um grupo que usava riffs de guitarra pesados, baixo no estilo funk e percussão do maracatu, sem bateria, sem pratos. Em Janeiro de 1994, o álbum já estava pronto, e foi lançado em Abril. Com esse novo estilo de fazer música, ninguém assimilou o CSNZ de cara, nem o público, muito menos os críticos.

Liminha deixou o som do CSNZ limpo demais e sem peso, e na época, era evidente: Chico e a Nação eram mais fortes e devastadores ao vivo, não existia banda mais energética sobre um palco. Mesmo assim, Da lama ao caos mudou para sempre a cenário musical brasileiro desde o momento que foi lançado. Sai o primeiro single, “A Cidade”, que ganha clipe, e entra na grade de exibição da MTV, e “A Praieira” vira trilha sonora da novela Global Tropicaliente, consequentemente tocando nas rádios.

Deixando os problemas de produção de lado, o álbum é um verdadeiro clássico. Canções energéticas, e muito bem elaboradas, mesclando o funk rock pesado com maracatu,frevo,dub,  samba,  psicodelia, rap  e a música afro.

Faixas

# Título Compositor(es) Duração
1. “Monólogo ao Pé do Ouvido” Chico Science 1:07
2. “Banditismo por Uma Questão de Classe” Chico Science 3:59
3. “Rios, Pontes & Overdrives” Chico, Fred Zero Quatro 4:03
4. “A Cidade (Boa Noite do Velho Faceta)” Chico Science 4:46
5. “A Praieira” Chico Science 3:36
6. “Samba Makossa” Chico Science 3:03
7. “Da Lama ao Caos” Chico Science 4:31
8. “Maracatu de Tiro Certeiro” Jorge du Peixe, Chico Science 4:11
9. “Salustiano Song” Lúcio Maia, Chico Science 1:28
10. “Antene-se” Chico Science 3:35
11. “Risoflora” Chico Science 4:08
12. “Lixo do Mangue” Lúcio Maia 1:45
13. “Computadores Fazem Arte” Fred Zero Quatro 3:1
14. “Côco Dub (Afrociberdelia) Chico Science 6:45

Formaçao:

Chico Science – vocal, percurssão e samplers.

Lúcio Maia – guitarra

Alexandre Dengue – baixo

Canhoto – caixa

Toca Ogan – percurssão

Gilmar Bola 8, Jorge Du peixe e Gira – alfaias

Clássico revolucionário da música brasileira, no começo dos anos 90 o rock brasileiro andava muito morno, o B Rock dos anos 80 tinha tornado o rock muito certinho e pasteurizado, o movimento mangue trouxe de volta a mistura de rock e ritmos regionais (ja iniciado com os tropicalistas, novos baianos e a turma do Udigrudi também de Recife) mas CSNZ fizeram a mistura de uma forma mais pesada e funk com todo o peso de 3 alfaias.

Trouxeram também de volta a psicodelia e o dub deixando o som mais lisérgico.

Chico veio com letras que falavam em psicotrópicos, diversão, globalização sonora e também letras de caráter critico em relação a sociedade, mas sem ser  esquerdista e panfletário

Lúcio Maia pe um show a parte, talvez o melhor guitarra da geração 90 e 2000, discupulo de Hendrix e Eddie Hazzel (Funkadelic), arrasa nas guitarras funkeadas, nos Riffs pesados, além de solos muito criativos.

Dengue um excelente baixista com um timbre peculiar, sempre bem grave, fazendo um groove misto de funk, dub e psicodelia.

A parte percurssiva é genial: Toca Ogan nas percussões diversas, Canhoto na caixa e o trio formado por: Jorge du peixe (que hoje é o vocal da banda) Gilmar Bola 8 e Gira nas alfaias dando o peso do grave.

Me lembro a primeira vez que vi o clipe da música A cidade no Video Show da Rede Globo, eu tinha 11 anos e fiquei chocado com o som e gostei logo de cara, depois a música A Praiera tocava na novela Tropicaliente e fez muito sucesso, passado 3 anos Chico se foi e com ele o último movimento importante da Música Brasileira e do Rock Tupiniquim.

Sem dúvida alguma – o melhor album da década de 90 no Brasil e um dos melhores do mundo.

Download:

http://www.4shared.com/file/6IbXXSjg/1994_-_Da_Lama_ao_Caos.html

Video ao vivo – Rios, Pontes  Overdrives no Hollywood Rock de 1995

Apresentação espetacular, Chico o maior frontman da música nacional.

RIP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s