Som Nosso de Cadia Dia – Snegs – 1974 – Prog

É impossível falar da história do rock nacional sem citar o Som Nosso de Cada Dia. Uma das maiores bandas do rock progressivo nacional, a história do Som Nosso atravessou várias décadas sem perder o brilho inicial. Formada em 1971 pelo multi-instrumentista Manito, recém saído d’ Os Incríveis, banda seminal da Jovem Guarda, pelo baterista Pedrinho Batera e pelo baixista “Pedrão” Baldanza, a banda foi responsável pela abertura do primeiro grande show de rock acontecido no Brasil, do cantor Alice Cooper, em 1974. No mesmo ano, o grupo lançou um dos maiores clássicos do rock brasileiro: Snegs. Apesar da qualidade da gravação ter ficado aquém do que a banda fazia ao vivo, isso não impediu que o LP se tornasse item obrigatório para os fãs do bom rock.

Faixas:
1. “Sinal da paranóia” – (Cimara – Pedrão)

2. “Bicho do mato” – (Gastão Lamounier Neto)

3. “O som nosso de cada dia” – (Paulinho – Pedrão)

4. “Snegs de Biufrais” – (Paulinho – Pedrão)

5. “Massavilha” – (Paulinho – Pedrão)

6. “Direccion de Aquarius” – (Paulinho – Pedrão)

7. “A outra face” – (Pedrão – Pedrinho)

8. “O Guarani”(Bonus)

Graças a Snegs,o Som Nosso passou a fazer shows como o do festival de Águas Claras, Rock da Garoa, O Maior Show de Todos os Tempos (que marcou o encontro histórico das bandas Som Nosso de Cada Dia, O Terço, Mutantes, Joelho de Porco, Sindicato e Humauaca). Com a saída de Manito, que foi tocar com os Mutantes, Pedrão e Pedrinho gravaram um novo álbum, Sábado e Domingo, lançado em 1977. Com um lado do LP cheio de funks e suingues, e o outro trazendo toda a veia progressiva da banda, marcou época por quebrar a barreira entre dois estilos tão diferentes. Ocorre então uma separação do grupo, e cada um segue rumos distintos.

Em 1993, ocorre uma aguardada reunião do trio original. O resultado da reunião pode ser conferido no disco Live 94, gravado no Centro Cultural São Paulo. Mas a reunião acaba sendo interrompida por causa do falecimento de Pedrinho Batera, vítima de uma isquemia cerebral. Em 2004, uma gravação ao vivo com a segunda formação da banda é lançada, com o nome de “À Procura da Essência”. Graças a um convite feito pela produção da Virada Cultural, a banda volta a se reunir, dessa vez em nova formação, para executar na íntegra o álbum Snegs, no Teatro Municipal. Além dos integrantes originais Manito e Pedrão, a banda apresentava novos e talentosos músicos. Marcelo Schevano, guitarrista, egresso da Patrulha do Espaço;Fernando Macabro, tecladista do Violeta de Outono; Edson Ghilardi, baterista do Terreno Baldio ; Jorge Canti, vocalista da banda Soul ‘pa e Thiago Furlan, vocalista da banda Black Fuse. O sucesso do show na Virada Cultural, com a lotação do Teatro Municipal esgotada, mesmo com a “concorrência” do show dos Mutantes no mesmo horário, rendeu frutos. O Som Nosso voltou ao palco do Centro Cultural São Paulo com o repertório de Snegs com a adição da dançante Pra Swingar. E, no carnaval de 2009 a banda foi a atração principal do Festival Psicodália de Carnaval, em São Martinho, Santa Catarina, trazendo músicas novas. Com apresentações agendadas para abril, no Centro Cultural, e maio, mais uma vez abrilhantando a Virada Cultural paulista, o Som Nosso de Cada Dia continua a carregar a bandeira da boa música por mais uma década.

Ler mais:

http://www.myspace.com/somnosso

Discaço , ta no nivel de qualquer disco de prog internacional e com o diferencial de ter uma pegada brasileira, suigada e um clima lisergico tipico da psicodelia brasileira, nao é copia do rock progressivo gringo , por isso acho esse o melhor disco do estilo no Brasil  um dos melhores  do mundo, superiores aos Mutantes fase prog que ,na minha opinião,copiavam muito o q som de fora sem colocar a cara brasileira, como faziam na fase psicodelica .
Pedrão um grande baixista e cantor, alem de arregaçar no violão.

Manito – o mago dos teclados desde os tempos dos Incriveis, alem de tocar sax, flauta e até violino

Pedrinho foi certamente um dos maiores bateras do mundo, oque esse cara fazia é muito dificil de se reproduzir igual, tecnico mas com muito suingue

Link:

http://www.4shared.com/file/rsqnp099/1974_-_Snegs.html

Preview

A Outra Face :

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s