Liverpool – Por Favor Sucesso (1969) – Psicodelia Gaúcha

Um modesto grupo nascido do mais tosco rythm’n’blues à la Rolling Stones, que flertava com o tropicalismo “mutante”, mas que tinha mais pinta daquelas bandas psicodélicas californianas, gravou um dos grandes e esquecidos discos dos anos sessenta. Autor do feito: o quinteto gaúcho oriundo do bairro operário do IAPI, na Zona Norte de Porto Alegre, que atende pelo nome de Liverpool – um dos tripés da origem do rock gaúcho, ao lado dos Brasas e dos Cleans.

Misturando influências do rock clássico inglês/americano e da tropicália, Mimi Lessa (guitarra), Fughetti Luz (cantor), Marcos Lessa (guitarra-base), Edinho Espíndola (bateria) e Pekos (baixo) produziram uma obra que aproximou-se da genialidade dos Mutantes. O lp “Por Favor Sucesso” resultou da classificação do grupo na fase regional no II Festival Universitário da Música Popular, em que o grupo defendeu a música que deu nome ao álbum, de autoria de Carlinhos Hartlieb.

Abrindo com a faixa título, o disco reúne um conjunto de ótimas composições, com instrumental acima da média e letras inteligentes e expressivas do cotidiano da juventude da época. Destacam-se no disco as ultra-psicodélicas “Olhai os Lírios do Campo”, “Impressões Digitais” e “Voando”, todas com um impressionante trabalho de guitarra – com distorção no talo e harmonias rebuscadas. A quase bossa-rock “Planador”, a tropicalista “Paz e Amor”, o folk-rock “Tão Longe de Mim” e o boogie stoniano “Que Pena” mostram a diversidade das composições assinadas por integrantes do grupo, pelo já citado Hartlieb e, ainda, pela dupla Hermes Aquino e Lais Marques.

Da estirpe de Lanny Gordin e Sérgio Dias, Mimi Lessa é um dos mais importantes e menos valorizados guitarristas do rock nacional – brilhante no disco e mais ainda nos memoráveis e, digamos, coloridos, shows que banda promoveu no Sul e no Rio de Janeiro, para onde foi no início dos anos setenta. Espécie de Kim Fowley dos pampas (pelo apoio as bandas novatas), também o cantor e compositor Fughetti Luz é figura lendária do rock gaúcho, com suas memórias registradas em livro do jornalista Gilmar Eitelvain.

Com o fim do grupo, Mimi, Marcos, Edinho e Fughetti somam-se ao ex-A Bolha, Renato Ladeira, para formar o também lendário Bixo da Seda, que gravou um lp em 1976. Extinto o “Bixo”, Mimi, Marcos e Edinho passaram a acompanhar artistas como As Frenéticas e Robertinho de Recife, e desenvolver trabalhos individuais. Fuguetti Luz retornou ao Sul, onde permanece na ativa – depois de compôr, produzir e tocar com bandas como Bandaliera, Guerrilheiros Anti-Nucleares e Barata Oriental.
Passados mais de trinta anos, a música de “Por Favor Sucesso” não soa datada, cobrando com suas elaboradas composições e refino instrumental o reconhecimento que faltou no seu devido tempo. Editado pelo selo Equipe, o álbum perdeu-se na burocracia das fusões e extinções da indústria fonográfica, em parte responsável pelo seu inedetismo em versão digitital. Recentemente, a Warner chegou a estudar a idéia de lançar um “dois em um” com o álbum mais o único lp do Bixo da Seda.

Texto de Fernando Rosa, originalmente publicado na revista ShowBizz.

Faixas:
01. Por Favor Sucesso
02. Que Mania
03. Cabelos Varridos
04. 13o. Andar
05. Blue Haway
06. Você Gosta
07. Olhai os Lirios do Campo
08. Voando
09. Planador
10. Água Branca
11. Impressões Digitais
12. Paz e Amor
13. Tão Longe de Mim

 

 

https://mega.nz/#!ZtonBSrB!hltxtEWfc4qF0xjLM9cg5gjf1Mdb-lZdtDWaOUR2fdk

 

Compacto – Trilha Sonora do Filme -Marcelo Zona Sul – 1970
Mais Bonus – Compacto – Liverpool Sound -1971

Faixas:
01. Renata
02. Dança da Chuva
03. Canção da Volta
04. Marcelo
05. Fossa de Marcelo
06. Excinting Posters

 

https://mega.nz/#!N0oiHJqB!2e8cNGWUQWnDrqTI8FnlILflCH9ZsX3P4zrV3FWrbH0

 

Compacto Liverpool Sound – 1971
01. Hei Menina*
02. Fale*

 

 

https://mega.nz/#!l8J1yQgL!d5sBfy6gWmUa1mXh1aKgE3zTiFG0h2zIoUqMZxKBRm4

 

Tão longe de Mim

Um comentário sobre “Liverpool – Por Favor Sucesso (1969) – Psicodelia Gaúcha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s