Módulo 1000 – Complete Works

Atualizando o post com link novo em 27/04/2015 em homenagem ao Daniel Cardono Romani que faleceu na noite de 24/04/2015.

RIP grande amigo e mestre

Módulo 1000 é o nome de uma banda de Hard Rock Psicodélico brasileira da década de 70, formada por Luiz Paulo Simas (órgão, piano e vocal), Eduardo Leal(Baixo), Daniel Cardona Romani (Guitarra e vocal) e Candinho (Bateria).

Uma das primeiras formações da banda

Origens:

O Módulo 1000 foi um grupo de progressivo carioca, formado em 1969, que teve breve duração. O quarteto seguia uma linha pesada com nítidas influências de Black Sabbath e toques de psicodélicos a la Pink Floyd. O Módulo 1000 teve em seu currículo a participação no V Festival Internacional da Canção e o lançamento de um único álbum em 1972, que hoje é um valioso ítem para os negociantes de LPs raros. Na década de 90, um colecionador de discos do Rio de Janeiro comprou os direitos do Módulo 1000 junto a Top Tape e transformou o LP em CD com um número limitado de cópias. O CD saiu pela Zaher Zein/Projeto Luz Eterna. Na Europa o disco – Não Fale Com Paredes – tornou-se um clássico>

Não Fale com Paredes -1972

Não Fale Com Paredes”, o único álgum da banda, um exercício de criatividade instrumental, marcada por riff’s marcantes de guitarra que, hoje, pode-se nivelar aos melhores discos do gênero produzidos no país e no exterior. “Turpe Est Sine Crine Caput”, cantada em latim, com um impressionante trabalho de guitarra, abre o disco mostrando o que vem pela frente. “Não Fale Com Paredes”, com parte da letra de Vitor Martins (“Uma pessoa/É uma figura/É uma imagem/Numa moldura”), em clima de quase hard-rock à la Grand Funk Railroad, expõe a face mais pesada do grupo. E “Espelho” é uma viagem acústica, com vocais suaves, que lembra um pouco a sonoridade dos Mutantes. Um aviso na capa do LP reflete a preocupação do grupo com a qualidade de produção: “o tempo de duração de cada face do disco foi limitado a 16 minutos para proporcionar uma excelente reprodução sonora”. Objetivo alcançado, pois ainda hoje causa surpresa aos novos ouvintes o resultado final do disco, gravado com as conhecidas condições técnicas nacionais de trinta anos atrás. E por jovens que tinham idade média de 20 anos. Texto de Fernando Rosa, originalmente publicado na revista ShowBizz.

Banda Cult “Não Fale Com Paredes” também é assíduo frequentador das “wanted lists” (os mais procurados) de colecionadores internacionais de discos raros de música psicodélica e progressiva. Sua capa (em detalhe) está no livro “2000 Record Collector Dream”, do austríaco Hans Pokora, e uma de suas músicas – “Lem-Ed-Êcalg (Glacê de Mel, ao contrário) – integra a coletânea “Love, Peace & Poetry – Latin American Psychedelic Music”, ao lado da também brasileira “Som Imaginário”. Mesmo assim, a sina de “Não Fale Com Paredes” parece ser permanecer no anonimato. Remasterizado, com capa original de papel e encarte com as letras, ganhou versão em CD, sem que ninguém tenha se dado conta.

Originalmente gravado pela Top Tape, a reedição caprichada, limitada e provavelmente esgotada é da Zaher Zein/Projeto Luz Eterna.

Texto de Fernando Rosa, originalmente publicado na revista ShowBizz.

Discografia Módulo 1000

Big Mama / Isto não quer dizer Nada compacto simples, Odeon 1970

Gloriosa (Fayne – Martins) LP coletânea “Juventude”, Odeon 1970

Cafusa (Fayne – Martins) LP do V Festival da Canção Vol. 1, Odeon 1970

Curtíssima (Simas – Martins – Romani) Ferrugem e Fuligem (Simas – Martins – Romani) LP “Posições” junto com Som Imaginário, Tribo e Equipe Mercado,Odeon 1971. Relançado como Série Vanguarda Vol. 1 (Odeon, anos 70).

Não Fale Com Paredes Lp 1972

Todas as faixas de autoria de Módulo 1000, exceto faixa título com Vitor Martins. Produzido por Módulo 1000 e Ademir Lemos.

Love, Peace & Poetry Latin American Psychedelic Music Inclui Lem-Ed-Êcalg, do LP acima,

QDK 1998 Love Machine The Cancer Stick / Waitin’ For Tomorrow compacto simples com nome e composições sob pseudônimo, Top Tape 1972

iNão Fale com Paredes – 1972+ Bônus

01. Turpe Est Sine Crine Caput

02. Não Fale Com Paredes

03. Espêlho

04. Lem – Ed – Êcalg

05. Olho por Olho, Dente por Dente

06. Metrô Mental

07. Teclados

08. Salve-se Quem Puder

09. Animália

Bônus:

10. Big Mama

11. Isto não quer dizer Nada

12. Gloriosa

13. Cafusa

14. Curtíssima

15. Ferrugem e Fuligem

16. The Cancer Stick – (Love Machine)

17. Waitin’ For Tomorrow – (Love Machine)

Download:

https://mega.co.nz/#!w8AQBBQS!U7QVcXki31r_o-pnaHhP7h3SZ7VpBGzfumLmybaruq8

Reportagem muito interessante com depoimentos dos integrantes http://whiplash.net/materias/musicalbox/074090-modulo1000.html

módulo 1000 2

modulo 1000

Olho por olho, dente por dente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s